Diagnóstico da Hepatite C

Diagnóstico Hepatite C - Hepic

Diagnóstico da Hepatite C

O diagnóstico da infeção pelo vírus da hepatite C é feito inicialmente através de um teste que pesquisa a presença de anticorpos no sangue. Atualmente, estão disponíveis testes rápidos de deteção de anticorpos do vírus no sangue. Os testes rápidos podem ser usados no rastreio fora dos estabelecimentos de saúde.

Se o resultado deste primeiro teste for ‘reativo’, significa que foram encontrados anticorpos para o vírus, no entanto, este resultado não significa que o vírus esteja presente no organismo. A presença destes anticorpos pode apenas indicar uma infeção aguda antiga e que se encontra curada. Para esclarecer esta situação deve realizar-se um teste mais específico no hospital para determinar a presença e o tipo (genótipo) do vírus em circulação para que o médico possa decidir qual o tratamento mais adequado1.

Quem deve fazer o teste da Hepatite C?

O teste (anti-VHC) é especialmente recomendado a todas as pessoas em risco de exposição ao vírus da hepatite C2.

Quando se deve fazer o teste da Hepatite C?

Nos casos em que a pessoa não se encontra em risco de exposição ao vírus da hepatite C, um teste de rastreio é suficiente. Nos casos em que a pessoa permanece em risco de exposição é aconselhável a repetição do teste a cada 12 meses3.

Onde se pode realizar o teste da Hepatite C?

Os testes de rastreio da hepatite C podem ser realizados nos seguintes locais:

Qual o médico que devo contactar?

Consulte o seu médico de família ou um hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em consulta de especialidade, para que o/a possam avaliar e fazer o devido acompanhamento.

  1. Chevaliez S, Pawlotsky JM. Hepatitis C Virus serologic and virologic tests and clinical diagnosis of HCV related liver disease. Int J Med Sci 2006;3:35-40.
  2. World Health Organization. Hepatitis C. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hepatitis-c. Consultado em: maio de 2020.
  3. American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD). HCV Guidance: Recommendations for Testing, Managing, and Treating Hepatitis C. Disponível em: https://www.hcvguidelines.org/. Consultado em: maio de 2020.
Voltar